logo: PLATFORM
Vyshyvanka
img: arrow down

Vyshyvanka de toalhas

slider image

Lídia Nemchenko, de Kherson, ficou com o marido na cidade durante os oito meses inteiros de ocupação. O tempo todo eles tentaram resistir ao máximo que puderam aos militares russos. Para resistir, a mulher resolveu passear pela cidade com um vestido em vyshyvanka . Encontrou toalhas velhas bordadas, foi com a amiga até uma costureira que fazia uma vyshyvanka com as toalhas.

Dona Lídia cantou no conjunto folclórico "Juventude de Kherson" por muitos anos, então ela tem várias vyshyvankas, mas essa, da ocupação, é muito especial para ela.

icon: Quote

“Fui aos comícios e cantava desde o primeiro dia. Não comprávamos comida russa, procurávamos a nossa, que era quase não existia. Não quero sair de Kherson, como se algo estivesse me impedindo, parece que sou necessário aqui. Acreditamos na vitória, nossos meninos, oramos por eles. Acredito que a nossa energia e a nossa energia são transferidas para os soldados ucranianos”, diz Lídia.

Lídia é uma crente, reza todos os dias pelo sucesso das Forças Armadas e pela Ucrânia. Sua amiga fez para ela um talismã tradicional ucraniano, uma boneca motanka, para fortalecer o poder da oração.

O marido de Lídia, Oleksandr Burmak, diz que sempre apoia a esposa em tudo.

icon: Quote

“Trinta anos é como um dia, ao contrário do seu caráter “angelical”. Lídia foi dançarina profissional por 19 anos. O andar dela, a postura, assim que a vi, acompanhei ela o dia todo. Depois eles se casaram – e desde então sempre estiveram juntos”, disse o homem.

Após a libertação de Kherson, o casal permaneceu na cidade. Lídia e Oleksandr ajudam os moradores de rua, preparam comida e distribuem perto da igreja.